Quer saber quanto custa para abrir uma empresa?
 

Dúvidas sobre como abrir empresa? Clique e fale agora com um dos nossos Especialistas.

Contrato Social

contrato social
Muitos pensam que fazer um contrato social para a abertura de empresa é simplesmente copiar um modelo da Internet e fazer algumas adaptações. Outros acham que o escritório de contabilidade ou o contador poderá fazer o contrato social para a abertura de empresa. Errado. O contrato social deve ser feito por um advogado, pois é ele quem conhece a lei e a forma de um contrato social.

O que é o contrato social de uma empresa?

O contrato social de uma empresa é o documento que estabelece as normas e ou regras de relacionamento entre os sócios e a sociedade. O contrato social é o documento inicial na abertura de empresa e diz como a empresa vai funcionar, qual é o tipo societário, como será distribuído e utilizado seu patrimônio e dividendos, quem são seus sócios e quais são suas participações, entre outras informações essenciais para o funcionamento da empresa.

Quais os elementos de um contrato social?

A forma, a extensão e a complexidade de um contrato social varia de acordo com a estrutura e complexidade que se planeja para uma empresa. Empresas maiores, com estruturas complexas, vários sócios e extenso patrimônio demandam um contrato social mais elaborado e detalhado. Empresas menores, de estrutura social mais simples, poucos sócios e patrimônio reduzido requerem um contrato social mais simplificado.

Mas em todos eles não podem faltar os seguintes elementos: Qualificação dos sócios;

  • Qualificação dos sócios;
  • Atividades a serem desenvolvidas pela empresa (podem ser prestação de serviços e ou comercio de produtos);
  • Sede e locais da empresa;
  • Participação de cada sócio;
  • Direitos e deveres de cada sócio;
  • Atribuições do (s) administrador (es);
  • Remuneração do administrador e dos sócios;
  • Regras de deliberação da sociedade;
  • Tipo de sociedade (limitada, simples, eireli, sociedade anônima, etc.).

Qual é sua importância do contrato social para os sócios? 

É extremamente importante um contrato social bem elaborado e detalhado para os sócios. O contrato social determinará como será administrado o patrimônio, quais são os direitos, responsabilidades e limites de cada sócio, qual a forma de participação na tomada de decisões da empresa, entre outros pontos importantes na gestão da empresa. Todo sócio que efetivamente se preocupe com seu patrimônio deve estar de acordo com todo o contrato social da empresa.

Por que elaborar um contrato social abrangente e completo?

O contrato social deve ser o mais completo possÌvel. Quanto mais completo for o contrato social, menores as chances de haver dúvidas de interpretação, disputas judiciais, desentendimento entre sócios e má administração da empresa. Como o contrato social estabelece a estrutura do empreendimento e contém todos os objetivos a desenvolver pela empresa, fica mais fácil compreender o papel de cada pessoa em relação à empresa, bem como impedir eventuais controvérsias.

Em alguns casos, aliás, negociações estratégicas entre os sócios não precisam constar do contrato social, mas sim de um acordo de societário. O acordo societário não é levado a registro na Junta Comercial ficando restrito aos sócios.

Como fazer um bom contrato social?

É importante certificar se todos os elementos essenciais estão presentes e é fundamental que a elaboração e ou revisão seja feito por um advogado.


Compass Contabilidade Empresarial

Mais de 25 anos de Experiência em Abertura de Empresa e Assessoria Contábil.

A COMPASS CONTABILIDADE EMPRESARIAL  é uma empresa especializada em  Abertura de Empresa, Contabilidade Empresarial, Tributos, Administração de Pessoal, Terceirização de Departamento Pessoal e Folha de de Pagamento, Custos e Controladoria.

Com mais de 25 anos de experiência no atendimento as necessidades do mercado e soluções personalizadas para nossos clientes, a COMPASS CONTABILIDADE EMPRESARIAL oferece soluções que resultam em redução de custos operacionais e fortalecimentos dos controles internos das empresas.

A COMPASS  CONTABILIDADE EMPRESARIAL possui um quadro de pessoal altamente especializado e em constante atualização, proporcionando aos seus clientes a confiança e a tranquilidade essencial ao empresário moderno.

 

Abertura de Empresa sem Burocracia

 

Muito se fala sobre Abertura de Empresa e ser dono do próprio negócio, mas muitos acabam desanimando na hora H. Grande parte dessa desistência se deve ao fato de que as coisas são complicadas por aqueles que querem abrir uma empresa.

Abertura de Empresa não é a coisa mais simples do mundo, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças,  e com o apoio da Compass Contabilidade Empresarial, escritório de contabilidade especializado em abertura de empresa, esse processo se torna muito mais fácil.

ATIVIDADE

É o segmento de atuação da empresa, detalhado no Contrato Social ou no Requerimento de Firma Individual de forma clara e objetiva.

PRAZO DE ABERTURA DE EMPRESA

A fase cadastral da empresa é definida de acordo com a disponibilidade e agenda dos órgãos competentes, variando de 20 a 30 dias úteis, a partir do registro na Junta Comercial ou Cartório.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ABERTURA DE EMPRESA

Documentos dos sócios:

  • 03 cópias autenticadas do RG, CPF dos sócios
  • 01 cópia autenticada do Título Eleitoral dos sócios
  • 01 cópia simples da certidão de casamento dos sócios
  • 01 cópia simples do comprovante de residência atualizado dos sócios
  • 01 cópia autenticada do IPTU atual do endereço da empresa, em se tratando dessa mudança;
  • 02 cópias autenticadas do contrato de locação com firma reconhecida. O mesmo deve estar em nome de um dos sócios (O locador deve ser o mesmo que consta no IPTU), em se tratando de mudança de endereço.

Passo a Passo para Abertura de Empresa

 

Na abertura de empresa o empreendedor e o contador seguem os seguintes passos, com alguma variação em função do tipo de empresa:

1º. definir o tipo de atividade
2º. procurar um contador
3º. definir o tipo de empresa
4º. definir o quadro societário
5º. Definição dos nomes
6º. Capital Social
7º. Cópias de Documentos
8º. Registro nos órgãos

Call Now Button
× Chame aqui